Falso-precário

2021
parte do catálogo da exposição Linha de Costa
Expressão Gráfica e Editora
ISBN 978-65-5556-248-4


Como parte do projeto Linha de Costa, o catálogo da exposição foi pensado de modo a ir além do registro de expografia e informações técnicas, para tornar-se uma elaboração que expandisse a pesquisa para outro suporte. Junto com Marília Oliveira e Régis Amora, do Descoletivo, e com Darwin Marinho, responsável pelo projeto gráfico, planejamos uma publicação que se descortinasse em três cadernos visuais, interligados entre si e independentes. Cada artista ficou então a cargo de montar um caderno visual, a partir de seu próprio material de trabalho e de levantamento.

Falso-precário é o caderno que desenvolvi para este desdobramento da pesquisa: trazendo imagens de arquivo familiar, registros fotográficos das visitas em campo, pinturas em pastel seco, desenho em grafite e três prosas poéticas inéditas.
O formato permitiu tecer, ao longo de suas páginas, uma narrativa contínua, que versa sobre a existência junto à fronteira da costa, provocando, a partir de seu título, sobre a efemeridade da matéria e sobre a fortaleza de estar em contato constante com esta força antiga e primordial do mar. Partindo da autoreferência para o lugar da fabulação, busco em Falso-precário ativar a memória latente de cada corpo, sobre este território particular e sua afetividade.













Devido a pandemia da Covid-19 e ao isolamento social, o catálogo foi impresso após um ano e meio do fechamento da exposição. A distribuição do catálogo será gratuita e ocorrerá no Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar a medida que os protocolos e decretos de abertura permitirem.