Abre Alas 17
2022Rio de Janeiro
Organizado pela galeria A Gentil Carioca, do Rio de Janeiro, a partir de uma convocatória de abrangência nacional, o Abre Alas é uma exposição coletiva que abre o espaço da galeria para jovens artistas contemporâneos ainda sem representação comercial. Implícito no nome do evento, a exposição acontece ao início do ano, próximo ao período do carnaval, e opera como um termômetro, aposta e expectativa.
Em sua décima sétima edição, com curadoria de Pollyana Quintella, Deri Andrade e Maxwell Alexandre, o Abre Alas é formado por 30 artistas/participantes, parte expondo na sede do Rio e outra parte em São Paulo, em linguagens e suportes diversos:
Adriano Braga de Moraes, Albarte, Allan Weber, Ana Hortides, ANNA, Antonio Tebyriçá, Caio Rosa, Carlos Monaretta, Cipriano, Complexo da Pedreira Paulo Vinicius, Fava da Silva, Florencia Caiazza, Ian Schuler, Jeff Mendes, Josi, Kika Diniz, Mari Ra, MARIA ANTONIA, Mariana Honório, Marina Woisky, Mery Horta / Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda., Patfudyda, Paulo Jorge Gonçalves, Priscila Rezende, Renan Soares, Sabrina Fidalgo, Tainan Cabral, Thadeu Dias, Thiago Thomé Marques, Zé Tepedino.
Participo dessa edição, na sede carioca, com quatro trabalhos:
Sem Rumo e Ardil fazem recorte de Terra Gentílica, pesquisa que mira a reedição do primeiro encontro com um instante ou um objeto, prezando pelo gesto de desconhecer como lugar de sentido. Um momento ordinário, um brinquedo abandonado, a paisagem em relance numa travessia: signos inesperados que estruturam gentilidades e territórios por criar, revelando nessas obras um corpo no mundo e a latência escondida entre memória e fabulação.
Cruzamento de pesquisas em pastel seco, O Corpo Coletivo e não tenho pressa apresentam fragmentos, de corpo e de paisagem, resultantes de um procedimento de insistência: imbricar escrita poética, registros de si e do outro e imagens permeadas pelas simbologias de sonhos em uma única pele.
Para acesso ao catálogo virtual, segue esse caminho.
Para leitura do texto curatorial e mais informações, visite A Gentil.
Saiu na mídia aqui e aqui